PARLAMENTO JOVEM 2014 CARANDAÍ/MG REALIZA PLENÁRIA MUNICIPAL

03/09/2014 19h44

Aconteceu no dia 7 agosto de 2014, a Plenária Municipal do Parlamento Jovem, onde estes levaram propostas para serem discutidas e votadas, concernentes ao tema estudado: “Envelhecimento e Qualidade de Vida”. Assim, como no Parlamento, a escolha dos jovens se deu, conforme regras regimentais, escolhida pelos próprios alunos, para representação da Mesa Diretora. Após várias discussões e implementações das propostas apresentadas, foi elaborado o documento base, aprovado pela maioria. No subtema 1, que trata do direito ao envelhecimento com qualidade de vida, foi aprovada a seguinte proposta:.



- Criação de espaços institucionais que atendam aos idosos, por intermédio dos centros de referências de assistência social, para que desenvolvam atividades voltadas à sua qualidade de vida e discussão do seu papel social, fomentando a emancipação de cada indivíduo


No subtema 2, que trata da promoção da convivência intergeracional, foi aprovada a seguinte proposta:


- Criação do Centro “Rejuvenescer Minas”, com o objetivo de receber os idosos que não possuem cuidadores em seus lares para assistência durante o dia, cujo cuidado será promovido por especialistas (médicos, enfermeiros ou técnicos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros profissionais) e voluntários da sociedade. A intenção é que estes idosos retornem às suas residências no horário noturno, para que convivam diretamente com seus familiares em seus lares.


No subtema 3, que trata do protagonismo social e político, foi aprovada a seguinte proposta:


- Entrada franca para os idosos, de todo o Estado de Minas Gerais, em espaço cultural, quer seja ele esportivo, artístico, cinematográfico, musical e similares.


Finda esta etapa municipal, os jovens aguardam a etapa estadual, que ocorrerá em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no dia 31 de outubro, onde defenderão, apresentarão melhorias e discutirão as propostas apresentadas, juntamente com os jovens representantes das Câmaras Municipais participantes.


Por: Karin Almada.