LANÇAMENTO DO PARLAMENTO JOVEM MINAS 2014 – CARANDAÍ/MG

25/04/2014 20h34

Aconteceu no dia 9 de abril, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Carandaí o lançamento oficial do Projeto Parlamento Jovem de Minas 2014 – Carandaí/MG. À frente da solenidade, esteve como mestre de cerimônia o brilhante locutor da rádio Fama FM, Willian Torres. Com a palavra, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Cor Jesus, efetuou as considerações iniciais. Enfatizou a importância de uma política democrática, defendendo o papel do jovem na política do mundo. Demonstrou completo apoio ao Projeto, parabenizando a Coordenadora do Parlamento na Câmara, vereadora Cida Baêta e toda a equipe de apoio, pela atuação.

Após, a Coordenadora do Projeto, vereadora Cida Baêta, declarou abertos os trabalhos, explicou como são desenvolvidas as atividades dos jovens parlamentares, comentou sobre a importância do tema em debate em 2014, que é “Envelhecimento e Qualidade de Vida” e enfatizou que todo fruto coletado dos trabalhos destes jovens não ficam inócuos, pois podem se tornar legislações que favoreçam um país. Prosseguindo, o palestrante Médico Geriatra, Dr. Moacir Tostes de Oliveira, efetuou uma palestra, cujo tema é o debatido pelos estudantes: ”Envelhecimento e Qualidade de Vida”. Comentou sobre a legislação a favor do idoso, que é o Estatuto do Idoso e a importância do cumprimento desta e dos cuidados que devemos ter com as pessoas na 3ª idade.

Na sequência, foi apresentada uma dança, chamada “zumba”, pelo Professor Thiago Araújo e uma aluna. Ainda, sob a supervisão da Professora e Fisioterapeuta do estágio de geriatria do Campus Magnus da UNIPAC – Barbacena/MG, Dra. Elaine Baêta, alunos do 7º período do curso de fisioterapia apresentaram uma dança, sendo que um dos alunos que participava possui limitação física, a qual se pode chamar de cadeirante, o que não extirpa o brilho da vida em seu sentido amplo, cuja limitação não se restringe à paralisia. Foi com brilhantismo que o aluno, com iluminação no olhar, nos mostra a verdadeira qualidade de vida. A professora e fisioterapeuta Dra. Elaine Baêta, com brilhantismo, destacou a importância dos cuidados com o idoso, justificando a importância da qualidade de vida do ser humano, para que chegue na 3ª idade mais saudável. Na sequência, os “jovens” da 3ª idade do Clube da Melhor Idade de Carandaí, dançaram sob a sanfona do Senhor Genésio, demonstrando que alegria não importa a idade. E foi com muita alegria que animaram uma platéia jovem, adulta e idosa. Ao fim de cada apresentação, os convidados receberam certificados da Câmara Municipal.

Por fim, com a presença dos familiares, sob as palmas da platéia, o Presidente da Câmara, vereador Cor Jesus, prestou homenagem ao ex-vereador de Carandaí, Senhor Alcindo Vieira, por completar no dia 10 de abril de 2014, 100 anos de idade. No encerramento, a vereadora Cida Baêta, Coordenadora do Projeto Parlamento Jovem em Carandaí, agradeceu a presença de todos e declarou abertos os trabalhos.

Por: Karin Almada.