ESCOLA DO LEGISLATIVO DA ALMG PROMOVE VISITA MONITORADA NA CÂMARA MUNICIPAL

12/06/2014 11h30

No dia 28 de maio de 2014, a equipe de monitoramento do Parlamento Jovem – Minas 2014, da Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, sob a orientação do Professor Robson Sávio da PUC/MG e de Veruska, estiveram na Câmara Municipal de Carandaí para auxiliar a equipe de apoio e coordenação no Município. Na parte da manhã, a monitora Veruska reuniu com um grupo de alunos, para orientá-los a desenvolver os trabalhos e tais teriam a missão de disseminar para os colegas participantes do Projeto, que não se encontravam presentes, as ideias apresentadas pela monitora. E, foi num bate-papo descontraído, que a monitora realizou com os alunos dinâmicas que favoreçam a desenvolver projetos para a comunidade, no âmbito do tema desenvolvido em 2014: “Envelhecimento e Qualidade de Vida”. No mesmo turno, estiveram reunidos, à parte, o Professor Robson, a equipe de apoio do Projeto no Município, representada pelos servidores Karin e Luciano, a Coordenadora do Projeto na Câmara vereadora Aparecida Baêta, a jovem estudante participante do Projeto Joice Vieira, que é aluna da Escola Estadual Francisco do Carmo e o monitor Bruno Fernandes. Após algumas explanações sobre a importância do projeto pelo Professor Robson, no que tange ao envolvimento das atividades propostas junto ao Município e a importância do resultado que se pode obter quando há o comprometimento do Poder Público com a comunidade, foram sugeridas várias atividades, voltadas ao tema estudado. Continuando, no turno da tarde, com o convite extenso a toda população, foi montada uma mesa redonda, onde, convidados exporiam suas experiências e, após, os estudantes e platéia participariam de um debate. Com brilhantismo, a Vereadora Aparecida Baêta, Coordenadora do Projeto conduziu os trabalhos. Convidou para fazer parte da Mesa o Presidente da Câmara Municipal, vereador Cor Jesus; o Prefeito Municipal, Senhor Antônio Sebastião de Andrade; o representante do Clube da Melhor Idade de Carandaí, Senhor Ivan; a Educadora Maria Carmem e a Senhora Leila. Primeiramente, o Presidente, vereador Cor Jesus, fez as considerações iniciais, cumprimentando a todos e discorreu sobre o tema. Parabenizou todos os jovens participantes, enaltecendo seus comprometimentos com a sociedade. Demonstrou completo apoio ao Projeto, dizendo que sempre apoiará iniciativas que favoreçam a todos. Após, o Prefeito Municipal, Senhor Antônio Sebastião, discorreu sobre o tema, destacando a todos presentes, comunidade e alunos, que uma sociedade se torna melhor à medida que é apresentada política pública que beneficiem a todos e, oportunamente, reforçou, como representante de Poder Público, seu compromisso com a sociedade, também, na área da saúde. O Senhor Ivan, representando o Clube da melhor Idade, falou sobre sua experiência de vida e da convivência com os jovens da 3ª idade. As senhoras Maria Carmem e Leila contaram um pouco como é conviver com pessoas na 3ª idade, falando de suas próprias experiências, como cuidar de sua mãe e pais, respectivamente. Finda esta etapa, passou-se à fase dos debates ao público. Em um momento inesperado, uma estudante questionou ao Senhor, carinhosamente conhecido como Silico, porque ele era tão querido na sociedade, ao que, oportunamente, a própria jovem disse que gostaria de ser uma pessoa como ele, tão amado e querido por todos. Esteve, também, participando, o Senhor Levindo, Encarregado de Sistema da COPASA – Carandaí, grande parceiro do Projeto. Tiveram, também, falando um pouco de suas experiências de vida a Senhora Vivi, que possui 85 anos e o Senhor Juraci. Após várias perguntas formuladas pelos estudantes e várias respostas, estes solicitaram ao Prefeito Municipal a criação do Centro de Convivência do Idoso e a viabilidade de providenciar profissionais qualificados que atendam os idosos em suas residências, no que tange à aferição de pressão arterial e outras incumbências compelidas a estes. Marcando presença e acompanhando os trabalhos, esteve o locutor da rádio local Alternativa FM 98.7, Senhor Júnior Ferreira. Com a palavra, o Professor Robson parabenizou os trabalhos dos jovens estudantes, enaltecendo seus ânimos frente às tarefas que lhe foram dadas. No encerramento, a Coordenadora, Vereadora Aparecida Baêta, agradeceu a presença de todos e disse que, juntamente com os jovens, apresentaria propostas que beneficiassem todo o Município, na certeza de estar contribuindo por uma sociedade mais justa.

Por: Karin Almada.