Breve histórico do PARLAMENTO JOVEM em Carandaí

22/09/2013 17h58

Com o objetivo de identificar ações de alcance municipal que despertem na sociedade, na família e na escola a importância do Poder Legislativo e dos jovens para nosso futuro, a Câmara Municipal de Carandaí, em parceria com a Escola do Legislativo da Assembléia de Minas, aderiu ao Projeto Parlamento Jovem, com sua 1ª edição em 2011.

Tendo como público-alvo, os estudantes do ensino médio do município, das Escolas Estaduais “Deputado Patrús de Souza” e “Gentil Pereira Lima”, tais firmaram parceria para o desenvolvimento dos trabalhos. Em 2013, a Escola Estadual “Francisco do Carmo”também aderiu ao Projeto.

Na 1ª edição, em 2011, o tema debatido foi “DROGAS”, tendo como subtemas : A droga e o papel da família; A droga e o papel da escola; A droga e o papel da sociedade

Na 2ª edição, em 2012, o tema debatido foi “EDUCAÇÃO CIDADÔ, tendo como subtemas: Participação Coletiva no Espaço da Escola; Função das Redes Virtuais na Formação Cidadã; Diversidade Cultural: Gênero, Sexualidade e Etnia.

Na 3ª edição, em 2013, o tema debatido foi “CIDADES SUSTENTÁVEIS – DESAFIOS PARA AS NOVAS GERAÇÕES”, tendo como subtemas: Gestão do Espaço Urbano e Rural; Produção e Consumo; Uso e Conservação da Água.

Em todas as edições dos trabalhos, primeiramente, foram estudados os temas pelos estudantes, que posteriormente, apresentaram propostas com vistas a sugerir melhorias para sanarem questões de relevante interesse coletivo.Finda esta etapa, os estudantes apresentaram suas ideias em Plenário, que foram defendidas pelos autores e aprovadas pelos alunos participantes.

Em 2013, com vistas a instruir e complementar os trabalhos do jovens, vários palestrantes foram convidados para esclarecer e enriquecer as ideias desenvolvidas pelos grupos de trabalho. Técnicos da EMATER, do escritório local em Carandaí, Técnicos da COPASA, Encarregado pela Vigilância Sanitária do Município, voluntários da ONG “Amor Animal” doaram parte de seu tempo para orientar os alunos participantes do Projeto.

Além disso, os estudantes participaram de visita orientada o Centro de Tratamento de Água da Cidade, ao Aterro Controlado do Município e de Palestra in loco, ministrada por Engenheiros, na Fábrica de Cimento TUPI, localizada no Distrito de Pedra do Sino, em Carandaí.

Com a acolhida e os subsídios necessários para defenderem suas ideais na Etapa Estadual, em Belo Horizonte, 6 representantes dos alunos participantes seguiram rumo ao debate e defesa das propostas apresentadas, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, juntamente com os alunos das Câmaras participantes.

As propostas priorizadas tornaram-se objeto de estudo pela Comissão de Participação Popular, da Assembléia Legislativa, para, posteriormente, serem convertidas em projetos de lei, que propõem melhorias para a sociedade.

A Câmara de Carandaí entende que este Projeto é de suma importância para a promoção do jovem ao desenvolvimento de um ser humano pleno, com espírito social, cooperativo, efetivamente crítico, autônomo e feliz, capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Pensar em uma educação cidadã significa mais do que nunca pensar em uma educação de qualidade. Significa pensar em um processo de integração entre o Parlamento e a escola, significa compreender o papel que cada uma dessas instituições exercem na formação do jovem, quando, juntas comprometem-se ao desenvolvimento pleno do ser humano.

Autoria: Karin da Cunha Almada e Kerin da Cunha Almada