ENCARREGADO DE ALMOXARIFADO E ENGENHEIRA DA PREFEITURA SÃO CONVOCADOS PELA CÂMARA PARA ESCLARECER SOBRE SOLUÇÕES CONTRA AS ENCHENTES NA CIDADE

24/02/2015 20h38

A 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CARANDAÍ teve como destaque a presença do encarregado de almoxarifado, Sr. Hugo Deleon Oliveira celestino e da engenheira civil, Srta. Paula Viana Biazutti Abadd, convocados pela câmara municipal de Carandaí, atendendo pedido do vereador Pedro Marconi, para dar explicações e informações sobre as ações do executivo municipal, com o fim de atenuar ou sanar os problemas que vem ocorrendo no calçadão, rodoviária e outros pontos da cidade, nos dias em que ocorrem pancadas de chuvas fortes em nossa cidade.

O presidente, ver. Geraldo Francisco deu início aos trabalhos e ao expediente do dia e, antes de passar à segunda parte da reunião, convidou o encarregado e a engenheira a tomarem assento à mesa, explicando à plateia que a mesma não poderia manifestar- se e fazer perguntas, pois se tratava apenas de uma conversa e não de uma audiência pública. Em seguida, informou aos vereadores que todos poderiam fazer perguntas e solicitar explicações aos convocados.

Os vereadores fizeram diversas perguntas e foi colocado aos mesmos que o prefeito municipal, Sr. Antonio Sebastião de Andrade e a Prefeitura Municipal, através de seus departamentos, estão buscando soluções em parceria com a Amalpa – Associação dos Municípios do Alto Paraopeba, com projetos e sondagem do terreno, envolvendo todo o calçadão e entorno, para as ações devidas.

A engenheira, Srta. Paula, explicou a todos que o município de Carandaí agiu legalmente em relação à interdição de um prédio no calçadão Aguinaldo pereira baeta, notificando o proprietário, e que aguarda as ações do mesmo. Informou também que o município passa por dificuldades financeiras e que a obra para a solução definitiva do problema é de alto custo, sendo que o município precisaria de parcerias estaduais e ou federal, para a solução definitiva do problema.

O encarregado, Sr. Hugo, questionado pelos vereadores, explicou que obras paliativas, sem o devido projeto, acarretariam gastos ao erário público, sem a garantia da solução do problema. Porém, afirmou que algumas medidas, como alargamento de bueiros, serão tomadas, na tentativa de amenizar as enchentes.

A engenheira e o encarregado disseram, também, que o executivo municipal pretende realizar obras no local, já visando ao crescimento da cidade, para daqui a vinte ou trinta anos, prevendo o aumento de construções, asfaltamento de ruas e demais fatores que contribuem para o aumento do escoamento da água da chuva e só agravam a situação.

Foi colocado pelos vereadores, que todos buscam uma solução para a situação, que afeta comerciantes, moradores e toda população da cidade, que vêm tendo transtornos e prejuízos. Ainda, foi ressaltado também que o problema é antigo e que todas as administrações anteriores, sem distinção, não tomaram medidas necessárias para amenizar ou solucionar o problema que, com o passar dos anos, só se agravou.

A engenheira Paula colocou também que loteamentos irregulares e sem o planejamento adequado, ocorridos em administrações anteriores, asfaltamento de ruas, impermeabilização do solo e aumento populacional, são alguns fatores que contribuíram para o agravamento da situação, o que foi referendado pelo vereador Geraldo Francisco.

O Sr. Hugo e a Srta. Paula informaram que as ações da prefeitura municipal serão prioritárias no centro da cidade (calçadão e entorno) e, posteriormente, nos demais locais afetados, tudo no afã de resolver os problemas das enchentes, que de uma maneira geral, afeta todos os cidadãos carandaienses.

FONTE: GABINETE DA PRESIDÊNCIA

ASSISTA À GRAVAÇÃO DA REUNIÃO NO LINK ABAIXO, NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: