ALUNO DO PJ CARANDAÍ PARTICIPA DO PROJETO “JAZZ & DEMOCRACY”

O aluno Luis Fernandes Soares Oliveira participou de uma oficina direcionada aos estudantes do Parlamento Jovem na qual o jazz é usado como metáfora para explicar os processos democráticos. O encontro foi oferecido pela Coordenação Estadual do PJ de Minas e desenvolvido pela ONG norte-americana "The Jazz & Democracy Project". As atividades foram realizadas em inglês e traduzidas simultaneamente.

“A participação de todos é fundamental, mas o coletivo precisa ser mais importante do que os egos individuais. A improvisação é bem-vinda, mas a liberdade de cada um tem que estar em equilíbrio com o que é o melhor para o grupo. Essas duas premissas valem tanto para o jazz quanto para a democracia – e é a partir dessa metáfora que o educador americano Wesley J. Watkins fala de processos democráticos e musicais ao redor do mundo. Na tarde desta sexta-feira (9/6/17), ele esteve na Escola do Legislativo com 60 adolescentes que participam do Parlamento Jovem de Minas 2017 (PJ Minas) e adolescentes trabalhadores do Núcleo Vida da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O trabalho é resultado de uma parceria da ALMG com a Embaixada dos Estados Unidos. Fundador da ONG Jazz and Democracy (J&D), Watkins diz que se apaixonou pelo jazz durante a faculdade e começou a usar o ritmo musical em suas aulas quando era professor de história americana. Foi a partir daí que surgiu a metodologia que hoje Watkins usa para discutir democracia com jovens de vários países do mundo. Em uma dinâmica na qual utiliza bastões musicais para criar sinfonias, ele conduziu os participantes a conclusões que valeriam para o gênero musical e o regime de governo. “Uma das questões fundamentais é entender que o processo não funciona sem cada um dos participantes”, explicou Watkins. “A questão em nossa democracia é quem são os participantes, quem faz parte do processo”, completou.”

fonte almg.fov.br