ESPAÇO CIDADANIA EM AÇÃO!

CREA-MINAS realiza reunião sobre fiscalização do agronegócio na Câmara de Carandaí.

Durante o ano 2017, a Supervisão de Fiscalização do Crea-Minas vai se reunir com os produtores rurais e demais empreendedores nas Regionais (interior do estado), com o objetivo de orientá-los sobre a fiscalização do Conselho na agroindústria. Serão esclarecidas as dúvidas sobre os critérios de fiscalização nesse setor, especialmente aquele que ocupa lugar de destaque em cada região.

Em Carandaí, essa Reunião ocorreu no dia 4 de maio, a conversa foi conduzida pela Sra. Maria Angélica Arantes (Coordenadora da Regional Sudeste), Sr. Antônio Fernando Castro ( Fiscal da Regional da Regional Sudeste), Sr. Carlos Alberto Alves (Fiscal Especializado do Agro Negócio), Sr. Rogério Araújo(Fiscal da Inspetoria de Barbacena) e o Sr. Guilherme Augusto Rodrigues ( Engenheiro Mecânico e Gerente de Fiscalização), participaram, também, do encontro, representantes do agronegócio, além de lideranças locais, instituições do setor, profissionais e demais interessados no tema.

Segundo o Senhor Guilherme Augusto, o Crea-Minas é uma organização que se caracteriza por ter uma fiscalização voltada para a orientação, pois não é um desejo do órgão uma punição, dentro desta característica foi estabelecido que as Fiscalizações Regionais Dirigidas –FRDs são precedidas de uma reunião, a qual ocorre no mínimo 30 dias de antecedência, para esclarecimento sobre as ações de fiscalização, o objetivo maior da ação não é detectar a irregularidade, mas sim constatar a regularidade dos fiscalizados.

Os participantes foram notificados de quando receberão a visita dos fiscais e o que será fiscalizado, se mesmo durante a visita do fiscal for detectado alguma irregularidade nas propriedades, o proprietário não recebem multa, nem auto de infração, e sim, é emitida uma notificação e dado um prazo de 10 dias para que o empreendedor se regularize. Tal prática preventiva possibilitou ao Crea-Minas alcançar um índice baixíssimo de emissão de autos de infração, 2,01%, pois ações como esta possibilitam aos empreendedores do agro negócio se regularizarem após a visita de fiscalização. Tal trabalho preventivo possibilita à sociedade ter a garantia que os produtos adquiridos no mercado estão em condições corretas de produção e dentro das normas brasileiras.