MONITORES DO PJ PARTICIPAM DE OFICINA DE FORMAÇÃO

No dia 25 de abril, os Monitores do PJ-CARANDAÍ participaram de uma oficina de formação, na qual foram realizadas dinâmicas em grupo com o objetivo de despertar o espírito do trabalho em equipe e o entrosamento entre os alunos.

Reunidos na garagem da câmara e sobre a “falsa” alegação de que nem todos poderiam continuar monitores, uma tarefa foi proposta aos alunos. Divididos em 3 grupos menores, cada um recebeu um envelope, dentro do mesmo havia um quebra-cabeça, a equipe que não conseguisse realizar a tarefa deixaria de ser monitora, entretanto nenhum dos envelopes possuía todas as peças do jogo, sendo que para completar 100% do desafio a única forma era compartilhar e unir as peças de todos para que a figura final fosse terminada. O objetivo desta dinâmica era mostrar aos alunos que a cooperação e o trabalho conjunto são a chave para o sucesso em equipe. Cada um tinha parte da solução e somente unidos poderiam fazer a diferença.

Logo após foi realizada outra dinâmica, com a leitura do seguinte texto:

“O lago de leite
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite. Então, pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite. Assim, com a cooperação de todos, o lago seria preenchido.
O rei, muito entusiasmado, esperou até a manhã seguinte para ver o lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro:
- O que aconteceu com o lago de leite? Por que ele está cheio de água?
E o conselheiro, sem jeito, respondeu:
- Majestade, ocorre que todas as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite, se só o meu for de água ninguém vai notar...”
Quantas pessoas você conhece que procedem da mesma forma? Esperando que os outros façam, para depois se juntarem a eles? Não seja uma dessas pessoas. Não perca a fé na humanidade. Seja sincero e honesto. Faça sua parte! Dê o exemplo!”

Em seguida cada aluno ajudou a construir uma paisagem com um lago, na qual foram afixadas imagens contendo uma palavra escrita e escolhida pelos jovens, cada um teve a oportunidade de se expressar e explicar aos demais o motivo da palavra escolhida, o objetivo desta dinâmica era quebrar a timidez e incentiva-los a refletir sobre a seriedade do programa Parlamento Jovem e a responsabilidade e o compromisso que cada um dos monitores possuí para o sucesso do programa.