LANÇAMENTO DO PJ CARANDAÍ 2017

Iniciativa permite que alunos criem propostas de mudança para o Estado e as apresentem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Carandaí é um dos 65 municípios do Estado que contam com o Parlamento Jovem 2017. O lançamento foi realizado no dia 22 de março, às 13h, no Plenário da Câmara Municipal. É a quinta vez que a cidade integra o projeto, que é da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a PUC Minas. O público-alvo são estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio.  O objetivo é despertar nos adolescentes o senso crítico e a vontade de contribuir com a sociedade por meio da política.

Convidamos para compor a mesa de honra, o Prefeito Municipal, Sr. Washigton Luís Gravina, a Presidente da Câmara Municipal, Ver. Maria da Conceição Aparecida Baeta, Sra. Maria Imaculada Wanser, secretária da Mesa Diretora da Câmara de Carandaí, Sra. Cássia Helena de Oliveira Paula, gerente da agência dos Correios de Carandaí, Sr. Dorival Marcos de Oliveira, Presidente da Câmara de Santos Dumont, Sr. João Assis Dulci, Professor Doutor de Ciências Sociais na UEMG Barbacena, Sr. Tiago Hernane da Silva, coordenador do PJ Carandaí, Srta. Gislaine Rafaela da Silva Assis, coordenadora do PJ Carandaí e o Sr. Renan Augusto Pedrosa de Oliveira, coordenador do PJ Carandaí.

Foram registrados ainda a presença das seguintes autoridades e parceiros do projeto Sr. Alex Gouveia, coordenador de vendas dos correios, Sr. Gilmar Santos, coordenador do Curso Técnico em Informática e participante de outras edições do PJ Carandaí, Sra. Thamyres Tavares, Secretária Municipal de Esportes( representando o Secretário Municipal de Educação, Sr. Marcelo Wagner de Oliveira), Sr. Luiz Carlos Frossard, assessor da Câmara Municipal de Santos Dumont, Sr. Valério Domingos da Silva, Sr. Naamã Neil Resende da Rocha, Sr. Milton Euzébio de Oliveira, vereadores da Câmara de Carandaí.

A cerimonialista, Josiane Touquetti, convidou a todos para a execução do hino nacional, logo após agradeceu o apoio dos seguintes parceiros: Prefeitura Municipal de Carandaí, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil de Minas Gerais, Cimento TUPI, Correios, COPASA, UEMG e UNIPAC Barbacena. Em seguida, o Artista Izaías Victor da Costa Amaral realizou uma apresentação, com o tema “O Homem, as Viagens”, de Carlos Drummond de Andrade. Na ocasião passamos a palavra para os componentes da mesa e logo em seguida encerrado o Lançamento tivemos uma palestra com o SR. João Assis Dulci, professor doutor de Ciências Sociais na UEMG Barbacena, formado em Ciências Sociais pela UFRJ e doutor em Sociologia pelo IESP/RJ.

Em Carandaí, as atividades acontecem geralmente às terças-feiras, às 17h30, na Câmara Municipal. No dia 20 de junho, acontecerá a Plenária Municipal, momento em que os alunos têm a experiência de ser um vereador.

O projeto, que se encontra em sua 14ª edição, foi trabalhado em quatro edições anteriores, pela Câmara Municipal (2011, 2012, 2013 e 2014), juntamente com os estudantes do ensino médio. Fazemos parte do polo Zona da Mata I, juntamente com Matias Barbosa (sede do polo), Juiz de Fora, Leopoldina, Rio Preto, Santos Dumont, Madre de Deus de Minas e Olaria.