COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, LAZER, TURISMO E JUVENTUDE REUNE-SE COM PROFESSORES MUNICIPAIS

Os membros da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Educação, vereadores Welington (presidente), Aparecida Baêta (secretária) e Cor Jesus (membro) reuniram-se com os professores do município de Carandaí, na tarde do dia 25 de março, para discutir questões referentes à proposta de reformulação do Plano de Cargos e Salários (Lei Complementar 59/2007) e Estatuto do Magistério (Lei Complementar 58/2007).

Oportunamente, o ver. Welington apresentou a Indicação 11/2015, aprovada pela Câmara, com sugestões de adequação das Leis Complementares 58 e 59/2007 à Lei Federal 11.738/2008, que versa sobre o piso salarial mínimo do magistério. A representante do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, Sra. Vivian, explicou que encaminhou pedido à Prefeitura Municipal, solicitando o impacto financeiro às possíveis mudanças concernentes às alterações remuneratórias, dizendo ser um desejo reivindicado há tempos pelos servidores em administrações anteriores. Citou, ainda, a importância da equiparação salarial dos ocupantes dos cargos de PI (professor de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental) e de PII (professor das séries finais do ensino fundamental), visto o mesmo nível de capacitação exigida para os ambos os cargos.

Foram apreciadas por todos a inclusão das disciplinas de educação física, inglês, informática e música como atividades complementares, para que o professor das séries iniciais do ensino fundamental faça cumprir a jornada máxima de 2/3 em atividades com os educandos em sala de aula.

O representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sr. Rinaldo, relembrou a reformulação dos planos de carreira e estatuto do magistério, ocorrida em 2007, e as conquistas à época, porém, salientou que muito há de ser feito.

Com a anuência dos presentes, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, informou sobre a realização de audiência pública para discutir a matéria em debate, para que as autoridades municipais e demais servidores que não puderam comparecer participem das propostas, com o objetivo de trazer melhorias, possíveis e necessárias à valorização dos professores do município de Carandaí.

Kerin da Cunha Almada

COMISSÃO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO