CÂMARA DE CARANDAÍ REALIZA A 1ª SEMANA CULTURAL

04/11/2015 - 18h

Nos dias 06, 07 e 08 de outubro a Câmara Municipal de Carandaí, por uma iniciativa da Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Juventude, composta pelos vereadores Welington, Aparecida Baeta e Cor Jesus, realizou a 1ª Semana Cultural, criada pela Resolução nº 7/2014, com o objetivo de divulgar a cultura, mediante a realização de diversas atividades, nas mais variadas formas de manifestações artísticas e culturais, com a participação do povo de Carandaí e região.

No dia 06, terça feira, o Presidente da referida Comissão, Vereador Welington, abriu o evento, discursando sobre a importância de apreciar, educar os sentidos, avaliar e valorizar tudo o que é produzido pelos artistas.

Num momento posterior houve a apresentação de duas Guardas de Congada: Guarda de Congada ‘Nossa Senhora do Rosário’, criada em 1944, e Guarda de Congada ‘Nossa Senhora da Guia’, criada em 2007.

E a primeira noite foi finalizada com a belíssima apresentação do ‘Grupo Metamorfose’, que trouxe música, poesia, capoeira, e uma grande surpresa: a artista plástica Eliete pintou uma tela ao vivo durante as apresentações do grupo e, ao final, houve o sorteio desta tela e também foram distribuídas rosas aos espectadores.

A segunda noite, dia 07, quarta-feira, teve início com Imaculada Wanser que apresentou a peça ‘Costurando a Vida’, numa interação com público. Também nesta noite houve apresentação de ballet do ‘Espaço Dançarte’, sob a coordenação do professor Thiago Araújo.

E finalizando o segundo dia de programação houve a apresentação do Grupo AVC – Amigos da Viola Caipira, formado por amigos apreciadores da música sertaneja autêntica, de raiz. O grupo embalou ainda o Clube da Melhor Idade, que participou com dança de salão

A quinta-feira, dia 08, última noite de evento contou, num primeiro momento, com a participação do ‘Grupo Lesma’, de Conselheiro Lafaiete, que trouxe um recital de poesias e divertiu os espectadores.

E continuando a noite houve apresentação do Grupo de Teatro ‘Arte por Arte’, que fez uma homenagem ao mineiro Santos Dumont, o pai da aviação. Essa noite contou ainda com a apresentação do ‘Coral Veritas’ de Carandaí, sob a regência do maestro Geraldo Vasconcelos, de Conselheiro Lafeiete.

Os Vereadores Welington, Cor Jesus e Aparecida Baeta discursaram e frisaram a importância de eventos como esse, agradecendo a todos que participaram. O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Geraldo Francisco, em seu discurso, agradeceu a participação de todos e ressaltou acreditar que a Semana Cultural seja a forma perfeita de estreitar relacionamentos e também o início de um intercâmbio cultural. E o evento foi finalizado com uma sessão de autógrafos do livro ‘O Toreuta’ com a escritora Márcia Paschoallin.

Esses três dias de evento contaram ainda com exposição de artes (esculturas, telas) e artesanato (trabalhos manuais, doces) de pessoas do município. Destaca-se a exposição do escultor e pintor Luciomar de Jesus, da cidade de Congonhas, com suas peças em bronze, sendo este ainda personagem do livro ‘O Toreuta’.

Foram três noites de muita variedade cultural e artística. A cultura, em todos os seus aspectos, artísticos ou outros, tanto de criação, quanto de admiração e divulgação, tem como resultado fortalecer a identidade pessoal e social do indivíduo, bem como de integrá-lo em sua família e em sua comunidade, fornecendo-lhe, através do bem estar mental e social, condições de bem estar no mundo, ou seja, de saúde, em latu sensu. O indivíduo comprometido com a cultura é feliz, portanto, pois sua vida adquire um significado útil. Este é – ou deveria ser – o objetivo da sociedade humana: o bem estar do grupo alicerçada na felicidade de cada um.

CAPOEIRA

CORAL VERITAS