No dia 31 de maio, os alunos e coordenadores das cidades de Alfredo Vasconcelos, Barbacena, Capela Nova, Carandaí, Conceição da Barra de Minas se reuniram para o encontro regional das cidades participantes.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de Carandaí, Naamã Neil, a Presidente da Câmara Municipal de Alfredo Vasconcelos, Nirléia Milagre e da coordenadora do PJ de Senhora dos Remédios, Marília Araújo, que discursaram breves palavras a respeito do projeto.

Iniciando as apresentações, as alunas participantes do PJ Capela Nova, Emilaine de Souza Dias, Isabela Cristina e Renata Fernanda, realizaram uma apresentação musical: Olhos Coloridos (Sandra de Sá).

A palavra foi franqueada para Simone de Assis, Mestranda em História pela UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei), com a Palestra: "Voz do Atlântico Negro: ecos da luta antirracista, pela cidadania e igualdade de existência”.
Em seguida, Simony dos Remédios Dornelas Santos, Assistente Social no CRAS de Senhora dos Remédios conversou sobre as Desigualdades Socioeconômicas, subtema 1 da edição.

Zilvan Lima, Bacharel em Teatro pela UFSJ (Universidade Federal de São João Del-REI) e ativista de movimentos e manifestações culturais de matriz africana, apresentou a cena teatral: Causos Enredados: “Um vendedor de redes que perambula pelo mundo, contando as suas histórias, compartilha sua vivência com poesia, alegria, cantos e contos”. Em seguida, conversou sobre os Direitos às Identidades e às Diversidades Culturais, subtema 3 da edição.

Encerrando, Rosana Machado de Souza, Professora no IF de São João Del Rei, juntamente com Zilvan Lima, apresentaram a cena teatral: DeElaeEle:“Num mundo marcado pela dualidade Ele e Ela coexistem, se completam, se interceptam”.

Logo após, a professora Rosana Machado e o pedagogo, Diogo Pereira Matos, do IF de SJDR, conversaram sobre as Violências por motivo étnico-racial, subtema 2 da edição.

A coordenadora do PJ Carandaí, Larissa Fernandes, agradeceu as participações, a presença de todos e entregou os certificados de participação. O próximo evento do polo será o GT Regional, dia 3 de agosto, na sede.