Na noite do dia 3 de abril, reunidos na Câmara Municipal de Carandaí, continuando o intercâmbio, os parlamentos de Alfredo Vasconcelos e Carandaí realizaram a segunda oficina em conjunto.

Os alunos, juntamente, com o assessor jurídico, Márcio Moreira, assistiram ao vídeo "Ilha das Flores" e trabalharam conceitos de cidadania e política. Conheceram os três poderes, suas funções e principais diferenças. Logo após, realizaram uma dinâmica, para treinar os novos conhecimentos.

Em seguida, os alunos participaram de outra atividade, juntamente com a coordenadora Larissa, que aplicou o "Jogo do Privilégio". Enfileirados, os alunos andariam um passo a frente ou para trás, dependendo da sua resposta pessoal às afirmativas que eram apresentadas. O objetivo da atividade foi trabalhar os privilégios que parte sociedade possui e, de alguma forma, despertar a busca pela igualdade.